quarta-feira, 28 de julho de 2010

E quando a hora chegar...


A partir da semana 32 se inicia uma rotina de aprendizagem para a hora do parto. Não sei bem como funciona no Brasil, mas na Argentina os médicos indicam uma parteira, que trabalha com uma "equipe" e organizam um curso para o parto.
A nossa parteira se chama Cláudia, e a partir de agora se acontecer alguma coisa devemos chamá-la (e depois ela entra em contato com o médico).
São 8 semanas de curso, onde são tratados assuntos como: contrações, puerpério (fase pós-parto), anestesia, simulação de parto (esse quero ver! dia 06/08), lactancia, neonatalogia, momento de internação e parto.
O primeiro dia foi engraçado, pra não dizer chocante. Fazia um frio de rachar, peguei o metrô e andei umas 3 quadras até chegar na casa. Abri a porta e vi uma escada pouco iluminada (era quase 6 da tarde) que dava em outra porta. Subi, toquei a campainha e, pra minha surpresa, abriu a porta um rosto conhecido... será? Era a professora de ginástica para grávidas que conhecemos no aniversário da Bia, onde trocamos umas palavras enquanto eu jogava sinuca.
Dei um oi tímido e fui entrando, passei por um pequeno hall, atravessei um corredor (com bebedouro e banheiro... ótimo!) que termina em uma sala de uns 7x5 cheia de colchonetes e em cima de cada um, uma grávida.
A vontade de rir foi grande, nunca tinha visto tantas (umas 35), na mesma situação e no mesmo lugar... no mínimo esquisito, e eu era uma delas!! hahaha...
Sentei bem no fundo e fiquei só observando: mobilidade zero, coordenação zero! A gente fica parecendo um Buda mesmo, senta com as pernas cruzadas, apoia as mãos pra trás e fica... até começar a doer alguma coisa ou a adormecer alguma parte do corpo (e isso não demora muito). Mas pior do que isso é fazer uma grávida levantar... aí vai um tempo, tem uma ciência, muita calma! Vira pra um lado, pro outro... apóia aqui... agora vai!
Fiquei observando um tempo e notei que todas se parecem em relação a comportamento e aparência (forma) e logo depois se iniciaram os exercícios de respiração, relaxamento e alongamento (outra crise interna de riso, um teatrinho de horror), e depois da "ginástica" começa a conversa com a parteira ou especialista convidado.
Admito que no começo achei um pouco estranho, mas o que aprendi nas 3 aulas que tive (o Ale participou de uma até agora) com certeza será muito útil na hora de ajudar a Manuela a nascer, se tudo der certo e seguir para um parto normal, é o que esperamos!
Aguardem relatos da simulação...

3 comentários:

  1. Tá...toda a cena foi hilária...digamos que minha imaginação deu Loops de 360°...mas vamos falar sério...."...Dei um oi tímido e fui entrando..."...
    desde quando tem um tímido nas suas definições?? kkkk..
    Como diria o Pedro...depois que responderam ao "OI" já deram intimidade e vc mostrou a Viviane que a gente conhece, né?!?
    Outro comentário que não pode faltar...O Bandido tá indo nas aulas?? Cômicoooooooooooo...Tudo bem que de 3 ele só foi em 1...mas ele fez parte dessas cenas de filmes de comédia??? imagino ele fazendo respiração cachorrinho...kkkkkkkkkkk
    Vi...espero que qdo eu tiver uma gravidez...seja tão divertido...ainda mais com meu "comedor de folhinhas" super paciente...kkkkkkkkk
    beijocas....saudades

    ResponderExcluir
  2. Por partes Maria... o oi tímido fica por conta da situação das barrigudas, ambiente que não estou muito acostumada. Quanto a frequencia do Ale nas aulas, ele só foi em uma porque as anteriores eram só para as mulheres hehe... e ele tá super empolgado (verdade!!), pelo menos por enquanto.
    Bjs, bjs... muuita saudade!

    ResponderExcluir
  3. Cunhas!!! Aqui estou eu, até que enfim a minha mensagem vai entrar. Bom daria tudo para ter visto a cara de vcs nessa hora. No meio de 35 "embaraçadas", seria hilário. A manu não deve estar entendendo nada....tadinha nem nasceu e já está fazendo parte desse mundo dos "los hermanos", rsssss. Bjos e saudades mil

    ResponderExcluir